|
ARRIVEDERCI ROMA
15-06-1991 a 18-O6-1991
Em Roma, a Cidade Eterna, os prédios e monumentos estão cobertos de fuligem, os carros passeiam sem marcas de batidas e de mugre, há um tanto de lixo, de mato e de buracos. Os prédios parecem velhos, descascados, com a pátina do tempo em suas fachadas e detalhes.
Mas Roma é bela, surpreendente, cálida, cheia de vida e de história, um museu ao ar livre, uma sucessão de tesouros disciplinadamente justapostos. Extravagante, desbordante de vitalidade, cheia de nuances e de cores, um cenário esplêndido.
Não é que não preservem seus monumentos. É que não cuidam como se estivessem em exposição. Passado e presente fazem parte permanente da paisagem urbana e o simples convive com o sofisticado, o modesto com o fabuloso.
 |
Foto www.kayak.com.br/Rome.25465.guide
É no domingo que a gente vê a Roma dos turistas, invadida pelos alemães e pelos japoneses. Mas lá também estão os italianos desfrutando seus recursos culturais, à sua maneira.
Espécie de tradição esnobe, os casamentos elegantes acontecem nas velhas igrejas, sobretudo nos que circundam as termas de Caracala e o Forum Romano.
https://pt.wikipedia.org/
(Em latim: Thermae Caracallae), conhecidas também como Termas Antoninas (em latim: Thermae Antoninianae), era o segundo maior complexo de banhos públicos ("termas") de Roma, provavelmente construído entre 211/212 e 216/217, durante o reinado dos imperadores Sétimo Severo e Caracala. O local permaneceu em uso até a década de 530, quando foi abandonado e se arruinou.
Protesto em frente à Fontana di Trevi contra medidas restritivas nas cerimônias Imagem: Getty Images https://noticias.uol.com.br/
As noivas chegam em vistosos rolls royces e entram nos ádrios lavados por padrinhos de smokings, entre arranjos florais e ao som de músicas tocadas nos órgãos.
Uma ostentação significativa, cheia de beleza e encantamento. Depois os noivos vão posar, diante do Coliseu ou do Arco do Constantino, junto às colunas das ruinas romanas, para as fotos e o vinho recordatórios.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Coliseu
Os turistas, de bermudas e de tênis, assistem aquele séquito de grifes elegantes, com damas de companhia e convidados paramentados, enquanto os pequenos e terríveis zíncaros (os ciganos) tentam roubar os incautos, e guias recitam de memória as apostilhas digestivas de seu discurso pseudo-histórico, entremesclando curiosidades do passado com piadinhas sobre a crônica escandalosa dos césares. Uns poucos mendigos jazem entre as pedras com seus andrajos e as velhas prostitutas tentam atrair os transeuntes desgarrados.
Roma é vida. Roma é Fellini, é Michelangelo, é Rita Pavone (ainda). É chic e é cafona, é suja e elegante, é eterna mesmo!
|