Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
VIAGENS DE ANTONIO MIRANDA PELO MUNDO
 


ARRIVEDERCI ROMA
15-06-1991  a 18-O6-1991


Em Roma, a Cidade Eterna, os prédios e monumentos estão cobertos de fuligem, os carros passeiam sem marcas de batidas e de mugre, há um tanto de lixo, de mato e de buracos.  Os prédios parecem velhos, descascados, com a pátina do tempo em suas fachadas e detalhes.
Mas Roma é bela, surpreendente, cálida, cheia de vida e de história, um museu ao ar livre, uma sucessão de tesouros disciplinadamente justapostos. Extravagante, desbordante de vitalidade, cheia de nuances e de cores, um cenário esplêndido.
Não é que não preservem seus monumentos. É que não cuidam como se estivessem em exposição. Passado e presente fazem parte permanente da paisagem urbana e o simples convive com o sofisticado, o modesto com o fabuloso.
 

Foto www.kayak.com.br/Rome.25465.guide

É no domingo que a gente vê a Roma dos turistas, invadida pelos alemães e pelos japoneses. Mas lá também estão os italianos desfrutando seus recursos culturais, à sua maneira.
Espécie de tradição esnobe, os casamentos elegantes acontecem nas velhas igrejas, sobretudo nos que circundam as termas de Caracala e o Forum Romano.

 

https://pt.wikipedia.org/ 

(Em latim: Thermae Caracallae), conhecidas também como Termas Antoninas (em latim: Thermae Antoninianae), era o segundo maior complexo de banhos públicos ("termas") de Roma, provavelmente construído entre 211/212 e 216/217, durante o reinado dos imperadores Sétimo Severo e Caracala. O local permaneceu em uso até a década de 530, quando foi abandonado e se arruinou.

 

 Protesto em frente à Fontana di Trevi contra medidas restritivas nas cerimônias  Imagem: Getty Images https://noticias.uol.com.br/

As noivas chegam em vistosos rolls royces e entram nos ádrios lavados por padrinhos de smokings, entre arranjos florais e ao som de músicas tocadas nos órgãos.
Uma ostentação significativa, cheia de beleza e encantamento. Depois os noivos vão posar, diante do Coliseu ou do Arco do Constantino, junto às colunas das ruinas romanas, para as fotos e o vinho recordatórios.
  

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Coliseu

Os turistas, de bermudas e de tênis, assistem aquele séquito de grifes elegantes, com damas de companhia e convidados paramentados, enquanto os pequenos e terríveis zíncaros (os ciganos) tentam roubar os incautos, e guias recitam de memória as apostilhas digestivas de seu discurso pseudo-histórico, entremesclando curiosidades do passado com piadinhas sobre a crônica  escandalosa dos césares. Uns poucos mendigos jazem entre as pedras com seus andrajos e as velhas prostitutas tentam atrair os transeuntes desgarrados.
Roma é vida. Roma é Fellini, é Michelangelo, é Rita Pavone (ainda). É chic e é cafona, é suja e elegante, é eterna mesmo!


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar